Envelhecer com qualidade de vida é uma união de muitas atitudes positivas, entre elas a alimentação saudável, a qual deve ser mantida em todas as etapas da vida, não sendo diferente na terceira idade. A alimentação para os idosos deve ser preenchida com um cardápio variado, rico em proteínas, vitaminas, carboidratos bons, frutas e verduras.
Com o passar dos anos, o corpo humano inicia um desgaste natural, com os ossos enfraquecendo, as células perdem forças, sendo assim, necessário um cardápio alimentar saudável para assegurar o fortalecimento do corpo.
Alguns nutrientes são essenciais para manter esse fortalecimento, como cálcio, vitamina D, fibras, proteínas, vitamina B12 e zinco. As fibras podem ser encontradas em vegetais, frutas, legumes e produtos integrais. Já o cálcio está presente em alimentos como leite, queijo branco, iogurte e vegetais de cor verde-escura, como a couve e o brócolis.
Os alimentos que contêm em sua base ingredientes como açúcar refinado e farinha branca devem ser evitados, pois dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo, causando assim, a formação de doenças-degenerativas como prisão de ventre, obesidade e doenças cardíacas.
Uma boa dica para a alimentação na terceira idade é que os alimentos devem ser cozidos, preferencialmente, no vapor e preparados de forma que a mastigação seja facilitada.
Confira algumas dicas de alimentos indicados para os idosos e que auxiliam na qualidade de vida:
• Vegetais, frutas e cereais integrais: são uma boa fonte de fibra, útil para a constipação, doenças cardiovasculares e diabetes.
• Leite e seus derivados: têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12.
• Carnes, frangos e peixe: boas fontes de proteínas, ferro e zinco, ovos também são boas opções.
• Pão: enriquecidos com fibras, cereais, evitando o pão de farinha branca, no café da manhã e lanches.
• Leguminosas: como feijão e lentilhas, possuem um alto teor de fibras sem colesterol e são ricos em proteínas.
• Água: de 6 a 8 copos por dia, seja em forma de sopa, suco ou chás. Deve-se beber mesmo sem sentir sede.
Outras dicas valiosas agregam-se, com se alimentar de três em três horas; adicionar temperos diferentes à comida para variar o paladar, e contar com o auxlio de uma pessoa para a alimentação.
Informações: Giovanna Berardi Miranda
NUTRICIONISTA CRN/SC 2451