Um grupo de complicações pode definir a síndrome de realimentação como uma mudança grave de líquidos e eletrólitos associada a anormalidades metabólicas, em pacientes em jejum ou desnutridos, que são realimentados com uma quantidade de nutrientes superior à sua capacidade metabólica, podendo aparecer logo (horas a dias) ou após reiniciar ou aumentar substancialmente o fornecimento de energia nesses pacientes. Pode desenvolver-se em todas as formas de nutrição (oral, enteral ou parenteral), no entanto, é mais frequentemente observada em pacientes recebendo nutrição enteral (NE), seguida pela nutrição parenteral (NP).
A fisiopatologia pode ser explicada pela redução na secreção de insulina alterada pela inanição e baixa ingestão de carboidratos, provocando um estado catabólico, induzido pelo jejum e aumento da secreção de glucagon, que faz com que as gorduras e proteínas sejam catabolizadas para produção de energia, bem como depleção de fontes intracelulares de vitaminas e eletrólitos.
O diagnóstico é baseado em hipofosfatemia, definida como uma diminuição nos valores de fósforo de 0,5 mg/dL (0,16 mmol/L) de qualquer concentração inicial ou fósforo < 2 mg/dL (0,65 mmol/L), ou se dois eletrólitos (K, P, Mg) diminuírem dos seus valores normais, desenvolvendo-se logo (horas a dias) após o início da realimentação, isso excluindo-se pacientes com outras causas principais de hipofosfatemia (como diálise), paratireoidectomia recente ou tratamento para hiperfosfatemia.
Alguns sintomas clínicos que podem ocorrer pelos distúrbios eletrolíticos são edema, insuficiência respiratória ou insuficiência cardíaca, juntamente com desequilíbrio hídrico e deficiências de micronutrientes.
Dessa forma o diagnóstico clínico e nutricional para oferecer as necessidades adequada que o paciente necessita no momento é de enorme importância para não ocorrer a síndrome de realimentação.
Referencias: Síndrome de Realimentação no adulto e idoso, Universidade Federal da Paraíba/Hospital universitário Lauro Wanderley, 2020.
https://www.braspen.org/podcast/episode/2485bde6/sindrome-da-realimentacao-em-foco-da-definicao-ao-tratamento, 11 de novembro de 2022.
Girlânia Rita Smaniotto
Nutricionista Bella Vit
CRN 10 8415