Blog

Atividade Física em Idosos: Aliada no Combate a Depressão.

Nosso trabalho - Bella Vita

 

 

O envelhecimento vem sendo prejudicado por numerosos problemas de saúde, problemas que vai desde hipertensão a depressão que é um dos grandes maiores deste século. Atualmente as pessoas não estão estruturadas para envelhecerem. Evidência disso é a entidade família que está a cada dia sumindo, fazendo com que a população se torne pessoas sozinhas no meio de milhões de pessoas (ALMEIDA et al., 2014)

A depressão é uma das doenças que mais afeta a população atualmente e estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com esse transtorno. Neste post você vai conhecer dicas de como vencer a depressão com atividade física. Trata-se de uma doença psiquiátrica que ocorre por uma alteração psíquica e orgânica global, em que a pessoa fica com falta de vitalidade e com alterações na maneira de valorizar a realidade. Além disso, sentimento de tristeza, insegurança, culpa, pessimismo e negatividade são percebidos.

Estimule o Idoso a praticar atividades em grupo, ao ar livre, de preferência com pessoas de idades próximas para que não se sinta constrangido. Muitos idosos(as) não praticam exercícios por não ter o hábito, precisam de um empurrãozinho da família. Os filhos podem auxiliar para que se torne mais prazeroso.

Praticando exercícios físicos, liberamos um neurotransmissor conhecido como “Hormônio da Felicidade”. O neurotransmissor serotonina desempenha funções importantes no sistema nervoso central (SNC), as quais afetam tanto o lado cognitivo quanto comportamental. Dentre suas principais funções, está o controle do humor — inibindo comportamentos agressivos, por exemplo. Porém, além disso, esse hormônio é responsável por outras funcionalidades importantes, entre elas:

 

·                       Controla o apetite;

·                       Regula o sono;

·                       Regula a libido (desejo sexual);

·                       Regula a temperatura corporal;

·                       Ajuda na coagulação sanguínea;

·                       Controla a náusea e funcionamento intestinal.

 

Como resultado do efeito da serotonina, o organismo fica mais disposto para atividades do dia a dia e sente menos o impacto de sentimentos negativos. São fatores que contribuem muito para uma melhora em um quadro de depressão. Além disso, a prática regular de atividades físicas diminui os níveis de estresse. Isso acontece porque o exercício proporciona a sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, além do ganho físico existe um ganho na saúde mental e emocional.

 

 


 

Josué Makowiecky da Silva

Educador Físico / Personal Senior  

OK
VAMOS
CONVERSAR?